Wednesday, February 01, 2006

tell me why I don't like mondays :: diz-me porque é que não gosto de segunda-feira

Que deve ser por ignorância minha a unica musica do Bob Geldof que me vem assim à cabeça e cujo refrão conheço... Enfim, com os rapazes completamente embrenhados no estudo tenho tido tempo para ir tratando das minhas partes nas músicas, que é o que eu estava a precisar porque finalmente começo a ter uma ideia de como o produto final vai soar apesar de ainda faltar muito para lá chegarmos.
Desde o ultimo post o João já gravou o baixo da 'speedtrap' e eu dediquei-me à guitarra. Tenho que admitir que trabalhar na speedtrap não me parecia a coisa mais agradavel do mundo. Temos mais músicas à espera de serem gravadas e na altura em que comecei esse trabalho lá no fundo da minha cabeça só conseguia pensar que isto era repetir esforços, que já tinha gravado a música uma vez no ano passado e que não me apetecia pegar nela de novo. Mas tinha que ser feito e resolvi não a deixar para trás. Não que a música tenha algo de errado, ou seja menos boa que as outras, mas desde que o Zé (Pini) saiu da banda que nunca mais foi o mesmo tocar a música. Foi talvez das músicas em que ele mais se empenhou em termos de composição e quando foi embora levou esse pedaço com ele. Eu precisava de a voltar a fazer funcionar, dar-lhe vida nova pós-Pini e foi o que tentei fazer. Acho que o resultado final não trai a ideia que o Zé tinha da 'speedtrap' mas é diferente e era necessário que fosse diferente porque se a banda mudou ao entrarem e sairem pessoas então as músicas tambem tem que mudar e adaptar-se à nova realidade da banda.
Da mesma forma que a speedtrap mudou a whom no man... a que eu me dediquei ontem também levou cara nova e mudou a expressão carrancuda que eu tinha na cara durante estes ultimos dias. Finalmente soa como eu a tinha imaginado há um ano atrás, finalmente tem a força que eu queria que ela tivesse, finalmente! É certo que talvez não seja possível tocar a música ao vivo da mesma forma que ela vai ficar gravada, mas há coisas que são mais importantes, a ideia original que estava na minha cabeça consegui-a finalmente ouvir concretizada.
Mas estudio e gravações não são tudo e temos um concerto marcado para dia 11 de Fevereiro no Rock of Cantanhede, uma mostra de música moderna organizada pelo Clune União Vilanovense em (obviamente) Cantanhede. Vai ser bom voltar ao palco e mudar de ares, neste momento o que me apetece mesmo é encerrar um ciclo e começar outro, começar a trabalhar nas musicas novas com o resto da banda e ver novas ideias a despontar e depois traduzir o nosso trabalho em estudio para o palco o que vai ser um desafio e pêras mas que me deixa ainda mais motivado.

<=>

That must be the only Bob Geldof i can recall the chorus from... Well, with the guys deeply buried studying for their exams I was left all by myself to go on ahead and do my share of the guitar work on the songs and thankfully it was something that I was also really needing to do, I needed to get a feel of what they were going to sound once everything was finished.
Since the last post João recorded the bass for 'speedtrap' and I followed on the guitar. I have to admit that working on speetrap was not one of most pleasent things i could think of, there are other songs that need to be worked on and I really wasn't that much into it. All i could think of was 'I've done this before, it's just repeating the same thing again' but I decided not to leave it behind and go for it anyway. It's not that the song has anything wrong or is less good than any of the others, it's just that since Zé (Pini) left the band it was never the same song again. It wa sone of the songs that he put more effort in and when he left it was almost like a piece of that song's soul left with him. I needed to make it work again, I needed to breathe life back into into it, to give back what Pini took when he went away and that's what I tried to do and I guess I managed to. The end result I think doesn't betray what Pini though up for speedtrap, but it's diferent and it had to be because we changed and the songs have to change too, to face the new reality of the band.
The same way speedtrap changed, so did 'whom no man...'. I worked on it yesterday and it has a brand new face, one that made my own light up with a smile. Finally it sounds like i had imagined it a year ago, finally it has the strength I wanted it to have, finally! I guess it will make life for us harder later because we won't be able to play it live like we have it recorded, but some things are more important, the idea I had originally is finally real.
But not all is studio and recording, we will be playing live the 11th of February on a small town near coimbra on a show organized by a local club for promoting new talents. It'll be good to go back on stage and change scenary. Right now what I really feel like is working on more of the new songs with the rest of the band and see new ideas bloom, and then to translate them all to the stage wich will be quite a chalenge.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

e ai galera? estou ansioso para começar a ouvir o novo material. em relaçao a speedtrap. tambem concordo que tenha sido a musica em que trabalhei mais. e fico contente por continuarem com ela, pq ela (como musico) vale. mas tb estou cursioso para ver como ela ficou.

ainda tem a parte natal?

abraço

10:52 PM  

Post a Comment

<< Home